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  • Foto do escritorMaria Amaral

Metaverso no Mundo dos Vinhos


Uma nova forma de interação no mundo dos vinhos.



A base da vitivinicultura tem evoluído com o cuidado da observação dos primeiros monges em relação aos ciclos e ajustes de suas práticas, passando pelos desenvolvimentos inteligentes em armazenamento, chegando até os dias atuais com o auxilio da ciência e tecnologia.


Muitos de nós já vivenciou experiências em ambientes digitais online com a utilização de plataformas de jogos, sediando reuniões, congressos, e eventos. Permitindo-nos usufruir de uma interação virtual e coletiva por meio do Metaverse (Meta Universe). Essa mudança vem proporcionando formas inovadoras de atingirmos um público-alvo distinto.


Como esse recurso está alavancando e transformando o mercado consumidor?

O Metaverse certamente tem mudado a maneira como apresentamos ou falamos sobre os nossos produtos. Podendo transformar não só a forma como vemos, mas também como participamos do mundo do vinho, trazendo-nos a possibilidade de criar um novo mercado de consumidores virtuais, que juntamente com a tecnologia Blockchain, a Realidade Estendida (XR), a Realidade Aumentada (AR) e a Inteligência Artificial (IA), fornecem a possibilidade de adquirirmos produtos não disponíveis nos mercados físicos tradicionais.


Grandes marcas e empresas vem utilizando uma estratégia Metaverse, e de acordo com a Wine Enthusiast, devemos considerar que o mercado consumidor de vinhos tem sido fortemente atraído por consumidores mais jovens, intensificado especialmente com o início da pandemia de COVID-19.


Dados estatísticos indicam que entre 2020 e 2021, o consumo da bebida entre os jovens cresceu 30%, mais do que em qualquer outra faixa etária. A Geração Z tem poder de compra de mais de US$ 140 bilhões, e esse número deverá crescer. Esta geração já está impactando o negócio do vinho. Eles estão ansiosos para criar suas próprias experiências, estão empolgados com métodos de co-fermentação, regiões e variedades de vinhos menos conhecidas e marcas que se alinham com seus valores. Além de estarem interessados ​​em como o álcool pode afetar sua saúde.


Com o avanço da utilização dessa tecnologia, impulsionado principalmente pela Geração Z, um crescente despertar pelas empresas em usa-la como uma estratégia Metaverse vem se fazendo presente cada vez mais. Algumas marcas como Coca-Cola Cia., Louis Vuitton, Nike ou mesmo Hermès, já utilizam esses recursos digitais, abrindo assim novos meios de comunicação com esse público, e não só com o consumidor direto.


Dessa forma, essa pode ser uma oportunidade em potencial para o mundo do vinho, onde as vinícolas poderão criar uma nova forma de interação, e consequentemente atingir um número maior de consumidores.



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