top of page
Foto do escritorMaria Amaral

Champanhe – escala de níveis de doçura


Como normalmente acontece com os demais vinhos, o Champanhe também possui especificidades nos permitindo classifica-lo por diferentes níveis de doçura. Esses indicadores de níveis são definidos normalmente com base no teor de açúcar de cana residual por litro, adicionado na dosagem, classificando o espumante como: Nature, Ultra Brut, Brut, Extra-sec, Demi-sec or Doux (Doce).


É comum haver certa confusão em relação à diferença entre o que podemos definir como Champanhe, Espumante e Frisante.


O Champanhe pode ser considerado um espumante, mas os Espumantes não são considerados Champanhe, pois só serão considerados Champanhe quando, produzidos na região de Campagne (França) e passarem por um processo de elaboração e produção de altíssima qualidade.


No entanto, o vinho é considerado um Espumante, quando na elaboração constar uma segunda fermentação natural de um vinho branco, tinto ou rose previamente fermentado, dando origem a carbonatação natural (gás carbônico) como resultado da refermentação.


Já os Frisantes, não são classificados nem como espumantes, nem como champanhes devido à quantidade de gás carbônico presente no liquido, que é metade da pressão encontrada num espumante, resultando num vinho mais leve e discreto, não havendo a necessidade de rolhas tão resistentes como o Espumante ou o Champanhe.


Outro detalhe que deve ser ressaltado, é que a maioria dos champanhes recebe uma dosagem residual de açúcar antes de a bebida ser engarrafada, que nada mais é do que uma mistura de licor de expedição e xarope de açúcar, adicionando sabor e doçura à bebida.

Portanto, no processo de classificação da bebida, o teor total de açúcar residual por litro adicionado ou não durante a dosagem, será o indicador para definir a bebida como Nature, Ultra Brut, Brut, Extra-sec, Demi-sec, ou Doux.


Nature ou Non-Dosé

Espumante com sabor único, geralmente produzido com as uvas Pinot Noir e Chardonnay. Também conhecido como Brut Zéro, Brut Sauvage ou Non Dosage, devido ao residual de açúcar de até 03grs por litro, teor obtido pela exclusão do licor de expedição durante o processo, derivando assim o nome Nature ou Natural. Os primeiros Champanhes Brut Nature foram esforços pioneiros da casa Perrier-Jouët.


Ultra Brut

Apesar de serem ainda considerados espumantes muito secos, onde nenhum açúcar foi adicionado durante a dosagem, podem chegar a ter até 06grs por litro de açúcar residual, possuindo sabor complexo e marcante, com acidez pronunciada. O continente asiático tem uma história em desfrutar esses vinhos espumantes, especialmente Japão, Coreia do Sul e China.


Brut

São Champanhes com pouca concentração de açúcar, entre 0-12grs de açúcar residual por litro, mas com final seco e versátil, pois são menos doces, sendo o espumante mais consumido no Brasil.


Extra Dry

Com sabor equilibrado e doçura moderada, apresentando uma acidez suave e agradável, contém concentração de açúcar residual variando entre 12-17grs de açúcar por litro. Maravilhosamente efervescente, doce e refrescante. Geralmente é repleto de sabores intensos de frutas.


Dry ou Sec

Apesar de apresentar uma doçura perceptível ao desfrutar esse champanhe, não devemos nos confundir, pois o nível de açúcar residual está entre 17-32grs por litro, sendo classificado com nível de doçura moderada ou média.


Demi-Sec

Apresentando uma quantidade de açúcar moderada, possui em média de 32-50grs de açúcar residual por litro, não sendo tão seco como um Brut, e nem tão doce quanto o Doux.


Doux

Por último, Doux, são os mais doces encontrados no mercado, contendo de 50+ gramas de açúcar residual por litro. Com baixo teor alcoólico, variando entre 7% a 10%, caracterizado também por sua leveza. Podendo ser encontrado como Doux ou simplesmente Doce. Foram os tipos de champanhe mais populares entre os séculos XVIII e XIX.


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page