top of page
  • Foto do escritorMaria Amaral

Sauvignon Blanc

"Sauvignon Blanc é uma das castas mais importantes do Vale do Loire, região situada a noroeste da França, também conhecida por seus magníficos castelos."

O Vale do Loire é considerado a terceira maior região vinícola da França, com aproximadamente 55mil hectares, conhecido também pela sua produção de vinhos naturais e por seu faturamento anual de aproximadamente de 320 milhões de garrafas exportadas para o mundo todo.


É uma região inacreditável por sua concentração de castelos espalhados pelas verdes colinas, por onde o rio Loire percorre 1.000 quilômetros, entre Orleans e Anger. Sendo que, 800 quilômetros são percorridos no Vale do Loire, com vinhas plantadas por suas margens e afluentes. Algumas das mais antigas vinícolas da França estão localizadas nessa região, abrigando assim pelo menos 100 AOCs - Appélation d’Origine Controlé.


As vinhas do Loire estão sob uma ampla variedade de tipos de solos e subsolos, que podem ser de rochas ígneas, mica xisto, arenito, rochas vulcânicas, ardósia, calcário e argila. E a diversidade é tamanha, que o rio acabou sendo subdividido em micro regiões, guardando verdadeiros tesouros. As regiões AOCs do Loire mais importantes, onde estão plantadas a Sauvignon Blanc são: Sancerre AOC, uma comuna situada praticamente no centro da França, na margem esquerda do Loire, quase chegando a Borgonha. E do outro lado do rio está Pouilly-Fumé AOC.


A Sauvignon Blanc é uma uva branca aromática, com aromas herbáceos distintos e acidez alta, capaz de produzir um vinho fresco, vivido e frutado. Podendo chegar a vinhos mais ricos e texturizados quando há fermentação selvagem e o envelhecimento em barris de carvalho.

Apesar de ser considerada uma casta francesa, atualmente ela vem sendo amplamente cultivada em outras regiões do mundo, com climas frescos e moderados. Sendo normalmente um vinho muito apreciado enquanto jovem.


Um bom exemplo é a Sauvignon Blanc da Nova Zelândia, com um sabor mais frutado e concentrado, sem a dureza mineral característica dos vinhos produzidos no Loire. A prática empregada nesse país pelos cultivadores é colher as uvas em diferentes estados de amadurecimento, obtendo dessa maneira não só acidez mais equilibrada, como também corpo. Alcançando assim, um vinho cheio de complexidade, com notas florais, que se misturam aos aromas minerais.

Já na região da Austrália, a Sauvignon Blanc tem sido usada não somente na produção de vinho monovarietal, como em cortes com a uva Semillon, a fim de conseguir obter mais corpo ao vinho e um potencial maior de envelhecimento. Dando origem a vinhos frescos e frutados, com aromas que podem ir da fruta cítrica a tropical, ou até mesmo chegando a concentrados aromas herbáceos.

Outros países que cultivam essa uva são: Chile, África de Sul e Estados Unidos. O que alguns produtores têm buscado ultimamente é alcançar pontos de diferenciação, para que a casta seja sempre interessante ao paladar do consumidor final.




Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page