Vales da uva Goethe em Santa Catarina - Brasil
- Maria Amaral
- 27 de jun.
- 2 min de leitura
A viticultura abrange todas as etapas da produção da uva, incluindo o estudo local do cultivo da videira e a seleção de técnicas de produção, levando em consideração aspectos socioeconômicos, culturais e ambientais.
Atualmente, o conceito de terroir, definido como parte desse universo, une tecnologia e arte por meio da interação entre o meio ambiente e os fatores humanos.
Mas até que ponto podemos acreditar que os profissionais dessa área deixarão de ser essenciais na criação do vinho?
Nos próximos anos, certamente vivenciaremos a tecnologia transformando a maneira como pensamos, trabalhamos e resolvemos problemas, abrindo caminhos para inovações, desde as indústrias tecnológicas até as mais convencionais.
Mas será que a tecnologia conseguirá substituir a expertise sensorial de um enólogo? Provavelmente não. Ela pode complementá-la, mas não substituí-la!
Como exemplo de todo esse avanço, podemos destacar o cultivo da uva Goethe, símbolo da vinificação no sul de Santa Catarina, Brasil. A área de cultivo é caracterizada por solos predominantemente argilosos, em clima subtropical úmido, com chuvas regulares e ampla variação térmica, e está localizada entre o litoral e o planalto, o que se reflete nas características do Terroir, bem como na produção do vinho, profundamente interligadas à história da região, à colonização italiana e à economia.
Uma variedade originária dos Estados Unidos por volta da década de 1850, encontrou seu melhor ajuste para o cultivo na região vinícola do sul de Santa Catarina por volta da década de 1890.

Uma variedade branca e híbrida, contendo 87,5% de genes de variedades Vitis viníferas e 12,5% de genes de videiras americanas (Vitis labrusca), com sabor e características que lembram a uva Moscatel, o que a torna mais resistente a pragas e doenças, e melhor adaptada ao clima subtropical úmido de certas regiões brasileiras.
Assim, a Associação dos Produtores de Uva e Vinho Goethe - PROGOETHE, em parceria com o SEBRAE – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, a EPRAGI – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina e a UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, obteve o registro de Indicação Geográfica (I.G.) e Indicação de Procedência (I.P.) junto ao INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial em 2012. E recentemente o selo de Denominação de Origem (D.O.) em junho de 2025. Este reconhecimento destaca o caráter único e a qualidade dos vinhos produzidos a partir desta uva nesta região específica.
A área geográfica da D.O. delimitada para a produção dos Vinhos Goethe, com qualidade D.O.V.U.G., está localizada nos municípios de Urussanga, Pedras Grandes, Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Treze de Maio, Orleans, Nova Veneza e Içara.
Além disso, podemos destacar que o fator humano tem sido um dos principais elementos na obtenção de certificações para os Vales da Uva Goethe, com relevância nas técnicas agrícolas no campo, mostrando sua qualidade e conectando histórias e culturas representadas pela herança dos imigrantes que colonizaram a região.

PROGOETHE - Associação dos Produtores de Uva e Vinho Goethe
SEBRAE - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
コメント